Para que é utilizado do dinheiro IPVA?

Nascemos no Brasil cientes de que o país é um dos que possuem maior carga tributária do mundo. 

Para que é utilizado do dinheiro IPVA?

Entre os impostos mais comuns no dia a dia do brasileiro, está o IPVA, imposto controlado em São Paulo pelo detran sp ipva

Esse imposto é anual, e junto a ele, está o DPVAT. Vamos conhecer eles?

O que é IPVA?

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) substituiu em 1985 a Taxa Rodoviária Única (TRU), pois com o surgimento dos pedágios, não poderiam cobrar impostos pelo direito de rodar pelas estradas em território nacional. 

O IPVA é utilizado para custear os gastos públicos com, segurança, educação, transporte e saúde.

Além disso, também é utilizado para investir em obras públicas como a conservação ou restauração de estradas e rodovias não pedagiadas. 

Com a popularização do automóvel, o IPVA tornou-se um dos principais impostos pagos pelos brasileiros, e em 2014, gerou 2,57 bilhões de reais apenas no estado de Minas Gerais. 

Valor do IPVA

O valor do IPVA pode ser conferido em toda a rede bancária, nos terminais de autoatendimento, diretamente nas agências bancárias ou pela internet. 

Para isso, basta informar o número do Renavam do veículo. 

Outra forma de verificar o valor do imposto é através da Secretaria da Fazendo, também com o número do Renavam e da placa do veículo. 

No geral, o valor do IPVA em São Paulo, é: 

Veículos movidos à gasolina ou biocombustíveis – 4% sobre o valor venal;

Veículos que usam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás – 3%;

Picapes cabine dupla – 4%;

Utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, quadriciclos, motonetas e similares – 2% do valor venal;

Caminhão 1,5% do valor venal. 

Como funciona o pagamento do IPVA

No site da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, após escolher a opção IPVA, você pode optar pela opção “Pagamentos e Consultas” ou “Como Pagar”. 

Dessa forma, você terá toda a orientação simplificada para realizar o pagamento.

Além disso, é possível efetuar o pagamento através do carnê de pagamento do IPVA junto a taxa de licenciamento. 

Também é possível efetuar o pagamento nos bancos autorizados e casas lotéricas, para isso, basta informar número do Renavam do veículo. 

Seguro DPVAT

O Seguro DPVAT (Danos pessoais causados por veículos automotores de Via Terrestre) deve ser pago no mesmo vencimento do IPVA. 

É o DPVAT que garante o direito de indenização a vítimas de acidentes de trânsitos ou indenização a famílias em casos de morte ou invalidez. 

Esse seguro é pago pelo Estado, ou seja, ao se envolver em um acidente de trânsito, o DPVAT é o responsável em cobrir os custos ou indenizar as famílias. 

Não pagamento do IPVA

Os proprietários dos veículos que não pagarem o IPVA ficam sujeitos à multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taze Selic. 

Após 60 dias de atraso, a multa será de 20% do valor do imposto

Na falta de pagamento, a multa aumenta para 40% do valor do imposto, além disso, o nome do proprietário é enviado para o Cadin Estadual da Cidade de São Paulo. 

Isso acarreta em inúmeros problemas para o proprietário, como ser impedido de utilizar os créditos no Nota Fiscal Paulista, incapacidade de realizar o licenciamento do veículo e protesto de dívida pela Procuradoria Geral do Estado. 

A falta de licenciamento do veículo, pode acarretar na apreensão do veículo, multa e 7 pontos na carteira. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *