6 Dicas para economizar energia elétrica

Se você está cansado de pagar valores exorbitantes de conta energia e não sabe onde está errando, confira nessa matéria algumas dicas para conseguir economizar energia e pagar até 30% menos dá conta de energia elétrica. 

 

Conheça sua fatura

Na fatura de energia elétrica existem valores específicos de tarifas e impostos que todos temos que pagar.

Para que você entenda como é o seu consumo, emita uma eletropáulo segunda via e então compare o consumo dos últimos 3 meses.

Você também deve verificar se há alguma bandeira tarifária sendo cobrada, multa por atraso, juros ou similares.

Dica 1: Lâmpadas

Quando o assunto é a iluminação artificial, normalmente da parte interna da casa, o mais recomendado é que você opte pelas lâmpadas de LED ou fluorescentes, além de possuir uma iluminação melhor, consome menos energia se comparadas às lâmpadas incandescentes.

Outra dica, é nunca deixar lâmpadas acesas e sempre apagar a luz quando sair de algum local.

Dica 2: Geladeira

Para evitar que a geladeira consuma muita energia, você primeiro deve controlar a sua temperatura tendo como base a estação climática atual.

Além disso, nunca forre as prateleiras da geladeira ou a use como um tipo de secador gigante para roupas, porque isso força mais o motor, e consequentemente, o consumo.

É preciso também prestar muita atenção nas borrachas de vedação e evitar deixar a geladeira muito próxima ao fogão.

Dica 3: Máquina de lavar roupas

Nunca use a máquina de lavar ser aproveitar a sua capacidade.

Lavando as roupas com o máximo da capacidade prevista pelo fabricante, além de economizar energia por evitar o uso desnecessário, você também economiza água.

Além disso, mantenha sempre o filtro da máquina de lavar limpo e evite o uso das secadoras.

Dica 4: Televisão

Muitas pessoas deixam a televisão ligada apenas para sentir que não estão sozinhas e muitas delas até adormecem com a TV ligada.

Para evitar esse desperdício, você pode deixar a TV programada para desligar sozinha, além disso, evite deixar eletrônicos e eletrodomésticos ligados em stand-by, isso acontece quando ele está ligado mas continua com a luz acesa.

Dessa forma, você evita o gasto desnecessário de energia elétrica que pode chegar a até 18W/H por hora.

Dica 5: Chuveiro Elétrico

O campeão no consumo de energia elétrica, o chuveiro está entre os aparelhos que mais gastam energia dentro de uma residência.

Para evitar um gasto muito alto, tome banho sempre de 15 minutos no máximo, verifique a instalação para saber se é muito antiga e caso seja, será necessário trocá-la.

Se for possível, tome banho com a opção Verão ou completamente desligado, e nunca reutilize uma resistência, afinal, isso é perigoso não apenas para o seu bolo.

Dica 6: Celulares

Nunca deixe o celular carregando sem que você esteja por perto ou acordada. Além disso, evite usar o celular no carregador e aguarde para que esteja 100% carregado para então poder usá-lo.

Dica bônus: Uma última dica para quem está querendo economizar na conta de luz, é sempre verificar o Selo Procel na hora de comprar algum eletrodoméstico. Trata-se de um selo que indica quais aparelhos consomem menos eletricidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *